Redes Wireless


CERTIFICADOS em manutenção de equipamentos de informática: MICROSOFT - SENAI - WINDOWS - LINUX - INTEL - AMD - ASUS - ACER - DELL - HP - POSITIVO, entre outros.

O que é wireless e como funciona?

Uma rede sem fio é uma infraestrutura das comunicações sem fio que permite a transmissão de dados e informações sem a necessidade do uso de cabos – sejam eles telefônicos, coaxiais ou óticos. Isso é possível graças ao uso, por exemplo, de equipamentos de radiofrequência (comunicações via ondas de rádio), de comunicações via infravermelho (como em dispositivos compatíveis com IrDA) etc. É conhecido também pelo anglicismo wireless network.

Essa infraestrutura tecnológica inclui desde o uso de transceptores de rádio (como walkie-talkies) até satélites artificais no espaço sideral. Seu uso mais comum é em redes de computadores, servindo como meio de acesso à internet através de locais remotos como um escritório, um bar, um aeroporto, um parque, em casa etc.

A segurança desta rede, principamente se for em ambientes empresariais, deve ser feita através de criptografia de transmissão de dados em equipamentos, evitando assim, acesso desconhecido, compartilhamento de dados não autorizados, entre outros problemas.